Operações Cofidis Pay
1O que é a Cofidis Pay?
A Cofidis Pay é uma solução de pagamento disponível num determinado conjunto de comerciantes de bens, produtos e serviços, que permite facilitar o pagamento de compras, fracionando-o. Consulte todos os parceiros Cofidis Pay na página de Parceiros. A solução Cofidis Pay é gratuita. Ao subscrevê-la, o Cliente não paga juros nem quaisquer outros encargos (incluindo impostos e/ou comissões), salvo em situações de incumprimento do pagamento das prestações no prazo acordado..
2Onde posso pagar com a Cofidis Pay?
Consulte a lista de parceiros Cofidis Pay na APP Cofidis, onde poderá visualizar num mapa quais os pontos de venda mais próximos de si.
3Que documentação é necessária para comprar com a Cofidis Pay?
Os documentos necessários são o cartão de cidadão e um cartão bancário (débito/crédito) com autenticação forte ativada, através do qual serão pagas as prestações.
4Posso ter mais do que uma operação Cofidis Pay?
O Cliente pode efetuar várias operações Cofidis Pay dentro dos limites de aceitação e da política comercial e de risco da Cofidis.
5É possível alterar o valor de uma operação que fiz através da Cofidis Pay (por exemplo, por troca de artigo)?
No caso de haver alteração de valores numa operação financiada com Cofidis Pay, o comerciante deverá proceder à anulação da operação e realizar uma nova.
6Como a Cofidis Pay garante a segurança dos meus dados?
Todas as informações sobre os pagamentos são processadas com segurança por parte da Cofidis Pay. Os dados não são transferidos para a loja nem esta os retém, as transações são realizadas através de ligações seguras.
Pagamentos
1Como se processa o pagamento das prestações Cofidis Pay?
O pagamento das prestações acordadas é feito mensalmente, de forma automática, mediante o método de pagamento escolhido e autorizado pelo Cliente no momento da compra e adesão à solução Cofidis Pay: débito no cartão bancário ou débito direto através de IBAN.
2Onde posso consultar dados de pagamento?
Os dados de pagamento estão presentes na aplicação Cofidis, na página Perfil ou na página Operações.
3Onde posso consultar movimentos de operações Cofidis Pay?
Na página Movimentos da App tem uma listagem de todos os movimentos associados a cada operação Cofidis Pay, com indicação da data e valor correspondentes.
4Como posso alterar o plano e/ou valor de pagamento das prestações?
Não é possível alterar o plano inicialmente acordado para pagamento das prestações de operações Cofidis Pay, nem o valor das mesmas. No entanto, é possível efetuar uma ou mais amortizações sem custos adicionais, por pagamentos pontuais (informação disponibilizada na aplicação Cofidis).
5É possível alterar o dia de vencimento das prestações?
As prestações referentes às operações Cofidis Pay são sempre debitadas ao dia 1 de cada mês, não sendo possível alterar o dia de vencimento.
6Que cartões bancários são permitidos em operações Cofidis Pay?
Pode usar todo o tipo de cartão de débito ou crédito, emitido em Portugal por uma instituição autorizada para o efeito, com autenticação forte ativada, exceto cartões pré-pagos.
7Como posso anular ou cancelar uma operação Cofidis Pay?
Para anular ou cancelar uma operação Cofidis Pay deve contactar diretamente o comerciante onde realizou a compra do bem ou serviço através desta solução de pagamento. Para mais informações, contacte o Suporte a Cliente Cofidis Pay através do e-mail cofidispaycliente@cofidis.pt.
8Como posso saber que a prestação foi paga com sucesso?
Sempre que ocorre um pagamento bem-sucedido, o Cliente irá ser notificado na aplicação Cofidis, podendo consultar o mesmo na página de Movimentos. Nos casos de insucesso no pagamento da prestação mensal, o Cliente irá ser também notificado dessa situação diretamente na aplicação Cofidis.
9O que acontece se o pagamento da prestação não for aceite pelo meu banco?
A Cofidis procede a várias tentativas de cobrança nos primeiros dias de cada mês. Caso o pagamento não seja aceite pelo banco do Cliente, o mesmo ficará em atraso e serão cobrados juros à taxa de mora legal comercial sobre o valor em atraso. Adicionalmente, o Cliente será contactado e informado para encontrar uma solução de regularização.
10Como posso alterar dados de pagamento?
Na página de Operações da App, possui a opção ‘Alterar Método de Pagamento’. Tenha um novo cartão ou IBAN à mão, pois ser-lhe-á solicitado a inserção de novos dados, caso pretenda avançar com alguma alteração. Para IBAN, terá que submeter ainda um comprovativo através da captura de uma fotografia do mesmo, e inserir o código OTP (one time password) que receberá por SMS.
11Posso alterar o meio de pagamento que tenho ativo em qualquer momento?
Sim, é possível alterar o seu meio de pagamento (cartão bancário ou IBAN). Todavia, deverá ter em consideração o dia do mês, em que inicia o pedido. No período que corresponde ao final do mês em que se encontra, o processo para a cobrança da sua próxima prestação já foi iniciado por parte da Cofidis, pelo que surgirá uma mensagem com o alerta “Não é possível proceder à alteração do seu meio de pagamento no período atual”. Deverá aguardar até ao início do mês seguinte.
12Como posso realizar pagamentos pontuais?
Na página Operações, pode consultar as referências multibanco que estão disponíveis para pagamentos pontuais (de valores em atraso ou antecipar o pagamento de prestações futuras).
13O que faço se o meu cartão expirar ou for roubado?
Caso o cartão utilizado expire, ou em caso de perda/roubo, deverá aceder à sua aplicação Cofidis e indicar um novo cartão válido. Para evitar custos adicionais, lembre-se de alterar o cartão de pagamento até 48h antes da próxima cobrança.
Apoio ao Cliente na APP
1Quais as opções de ajuda disponíveis na aplicação Cofidis?
Caso tenha questões sobre a aplicação Cofidis ou o produto Cofidis Pay, pode aceder ao Apoio ao Cliente na aplicação Cofidis. Nesta página, tem à sua disposição o Assistente Virtual Cofidis, que poderá utilizar para mais fácil e rapidamente esclarecer as suas dúvidas. Caso não fique esclarecido, será direcionado para uma conversação chat. Encontra também um conjunto de Perguntas Frequentes.
2O que fazer se não fiquei esclarecido com a ajuda disponível na aplicação Cofidis?
Caso tenha questões sobre a aplicação ou o produto Cofidis Pay e não tiver ficado esclarecido através da página de Apoio ao Cliente disponível na aplicação, pode contactar diretamente o Suporte a Cliente Cofidis Pay através do e-mail cofidispaycliente@cofidis.pt ou ligue para o 217 611 890 (chamada para a rede fixa nacional).
Aplicação Cofidis
1Como posso acompanhar as minhas operações Cofidis Pay?
A Cofidis Pay é uma solução de pagamento disponível num determinado conjunto de comerciantes de bens, produtos e serviços, que permite facilitar o pagamento de compras, fracionando-o. Consulte todos os parceiros Cofidis Pay na página de Parceiros. A solução Cofidis Pay é gratuita. Ao subscrevê-la, o Cliente não paga juros nem quaisquer outros encargos (incluindo impostos e/ou comissões), salvo em situações de incumprimento do pagamento das prestações no prazo acordado.
2O que é a aplicação Cofidis para Clientes?
A aplicação Cofidis entrega todas as funcionalidades para que o Cliente consiga gerir e acompanhar as suas operações Cofidis Pay de forma simples, cómoda e intuitiva.
3Onde posso descarregar a aplicação Cofidis?
A aplicação Cofidis é gratuita e está disponível nas stores iOS e Android.
4Como posso aceder à aplicação Cofidis?
Para aceder à aplicação Cofidis, poderá efetuar o login, inserindo o seu número de contribuinte (NIF) e a palavra-chave definida. Se o Cliente ainda não tiver um utilizador criado, deverá efetuar o Registo, indicando os dados que facultou no momento em que realizou a operação Cofidis Pay. A seguir, enviamos um SMS com um código de segurança OTP (one time password) que deve inserir para concluir o registo. Por último, deve definir a palavra-chave, que passará a utilizar sempre que efetuar o login na aplicação.
5É possível alterar o valor de uma operação que fiz através da aplicação Cofidis (por exemplo, por troca de artigo)?
No caso de haver alteração de valores numa operação de financiada com Cofidis Pay, o comerciante deverá proceder à anulação da operação e realizar uma nova.
6Como a aplicação Cofidis garante a segurança dos meus dados?
Todas as informações sobre os pagamentos são processadas com segurança por parte da aplicação Cofidis. Os dados não são transferidos para a loja nem esta os retém, as transações são realizadas através de ligações seguras.
7Sou utilizador da Área de Cliente Cofidis. Como posso aceder à aplicação Cofidis?
As credenciais de acesso à Área de Cliente Cofidis estendem-se também à apiicação Cofidis. Deve utilizar o mesmo número de contribuinte (NIF) e palavra-chave. Caso altere ou proceda a uma recuperação de palavra-chave, será aplicável tanto na Área de Cliente como na apicação Cofidis.
Gestão de Operações Cofidis Pay
1Onde posso consultar o prazo, montante e o número total de prestações Cofidis Pay?
Pode consultar o prazo, o montante e as prestações de cada operação na aplicação Cofidis, na página Operações e na página Movimentos. Em ambas as páginas, encontra um quadro resumo com o número de prestações acordadas e o valor total das operações. Na página Movimentos, secção ‘As minhas Prestações’, encontra ainda uma representação gráfica de todas as prestações associadas a cada operação (passadas e futuras) e o respetivo valor.
2Onde posso consultar a data e o valor da próxima prestação Cofidis Pay?
Na Home page da App, estão disponíveis a data e o valor da próxima prestação. Pode, ainda, consultar esta informação nas páginas Operações e Movimentos.
3Onde posso consultar movimentos de operações Cofidis Pay?
Na página Movimentos da App tem uma listagem de todos os movimentos associados a cada operação Cofidis Pay, com indicação da data e valor correspondentes.
4Onde posso consultar os documentos legais associados a operações Cofidis Pay?
Na página Operações da App, secção ‘Documentos Legais’, pode consultar todos os documentos associados às operações Cofidis Pay, como a Notificação de Cedência da Fatura (que comprova a operação Cofidis Pay); a Fatura da Operação Cofidis Pay (que corresponde a uma imagem da fatura enviada pelo comerciante onde foi concluída a operação), entre outros.
5Como posso alterar o número de telemóvel ou o email associados à Cofidis Pay?
O Cliente pode alterar o n.º de telemóvel ou email associados à Cofidis Pay. A alteração destes dados poderá ser solicitada recorrendo ao Suporte ao Cliente Cofidis Pay através do e-mail cofidispaycliente@cofidis.pt.
6Como são pagas as prestações Cofidis Pay?
O pagamento das prestações pelo Cliente é feito através do débito mensal no meio de pagamento autorizado para a realização da operação, aquando da compra ou noutro, entretanto indicado e validado pelo Cliente.
7Como posso anular ou cancelar uma operação Cofidis Pay?
Para anular ou cancelar uma operação Cofidis Pay deve contactar diretamente o comerciante onde realizou a compra do bem ou serviço através desta solução de pagamento. Para mais informações, contacte o Suporte a Cliente Cofidis Pay através do e-mail cofidispaycliente@cofidis.pt.
8Quero devolver ou trocar uma encomenda, como faço?
Para anular ou cancelar uma operação Cofidis Pay, deverá contactar diretamente o comerciante onde realizou a compra do bem ou serviço através desta solução de pagamento. Para mais informações, contacte o Suporte a Cliente Cofidis Pay através do e-mail cofidispaycliente@cofidis.pt.
Gestão de atraso
1Onde posso gerir valores em atraso?
Caso o pagamento de uma ou mais prestações Cofidis Pay não seja bem-sucedido, o mesmo ficará em atraso e será calculado o respetivo valor referente a juros. Nessas situações, a informação sobre o valor total a regularizar é automaticamente calculada (ao dia) e será consultável pelo Cliente na página Movimentos da aplicação Cofidis. Nesta página, encontrará também informação sobre como proceder para regularizar valores em atraso.
2Onde posso consultar dados para pagamento por multibanco?
A informação sobre entidade e referência para pagamento pontual de prestações ou valores em dívida está disponível na página Operações, junto aos dados de pagamento de cada operação Cofidis Pay.
3Como se processa a comunicação de incumprimento ao Banco de Portugal?
De acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 204/2008 de 14 de outubro, conforme alterado e do número 3.3.2 da Instrução n.º 17/2018 do Banco de Portugal, caso o Cliente tenha valores por regularizar e o montante permaneça em atraso por mais de 90 dias, a Cofidis é legalmente obrigada a comunicar o incumprimento à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.